aria2: gerenciador de downloads na linha de comandos

Esta é uma ótima dica para os que, como eu, preferem aplicativos alternativos –ou leves– que não enchem o saco –nem o HD, nem a memória, nem a bandeja do sistema…

O aria2 é um ótimo gerenciador de downloads que baixa via http, ftp e torrent, possui função para pausar/continuar downloads, limite de banda, entre outras coisinhas interessantes. Roda em Linux e Windows, até onde eu sei, e deve rodar no Mac também. E o melhor: roda na linha de comando. E, se alguém disser que isso não é uma “vantagem”, direi –e provarei– que um comando é mais rápido que três cliques.

Eu já usava o programa há muito tempo, mas não o indiquei antes pois até pouco tempo não haviam binários pré-compilados para Windows, mas estes foram disponibilizados há pouco tempo. Param quem se interessar, no site do projeto podem ser encontrados os tais binários no formato zip. Extraia-os em algum lugar (c:\aria2, por exemplo) e adicione o caminho para este diretório ao Path do sistema. Então, para baixar qualquer coisa: Iniciar > Executar > aria2c <url> e pronto, o arquivo aparecerá em sua pasta pessoal. Para pausar um download, simplesmente feche o programa; para continuar, inicie-o novamente com o mesmo comando. Ou experimente aria2c --help e veja que impressionante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s