Efeitos do KWin e placas da Intel

Já faz algum tempo que venho usando o KDE, e por incrível que pareça, não comecei a usá-lo por causa dos efeitos visuais ou de sua beleza. Por muito tempo nem mesmo soube que o KWin, o gerenciador de janelas do KDE, possui aqueles efeitos visuais bacanas.

Recentemente, contudo, comecei a usar um efeito do Compiz que exibe todas as janelas abertas lado a lado na tela. Achei-o muito útil, e portanto fui procurar algo semelhante no KDE. Habilitei lá os efeitos do KWin, troquei umas teclas de atalho e apliquei. Confesso que a primeira impressão foi decepcionante. O painel inferior, o menu e algumas janelas ficaram meio escuros e o sistema ficou muito lento. Para piorar, eventualmente quando eu tentava exibir todas as janelas lado a lado, o sistema travava e tinha que ser reiniciado. Ao reboot seguia outro problema: a tela de login simplesmente não aparecia. E por fim, após o segundo reboot, os efeitos eram automaticamente desabilitados.

Como bom jovem entusiasta de tecnologia, software livre e tudo mais, googleei um bocado procurando a solução para todos os meus problemas. Não saber qual era meu problema foi o maior deles, até que, depois de todo um carnaval enfiado no quarto tentando diferentes combinações de distribuição, versão do KDE, efeitos habilitados/desabilitados e hacks propostos em listas de discussão obscuras, finalmente descobri que o problema estava nos drivers da Intel.

Munido da minha recente descoberta, de alguns dados que pesquei no glxinfo e de algumas xícaras de café, googleei as palavras-chave mágicas e cheguei a este tópico no fórum do Ubuntu, onde alguém tinha problemas parecidos com os meus. O cara disse que eles eram solucionáveis com os novos drivers da Intel, disponíveis em um repositório ppa. Instalei o novo driver e pimba! Meu KDE ficou mais bonito do que nunca, com efeitos de transparência e tudo mais.

Então eu recomendo a quem for usuário do Ubuntu com problemas gráficos num sistema com placa Intel, tentar instalar os drivers mais atuais, disponíveis no ppa xorg-edgers. Há instruções de instalação aqui, embora eu ache mais simples usar o seguinte comando (que instala o repositório ppa), seguido da famosa dupla apt-get update, upgrade:

# apt-add-repository ppa:xorg-edgers/ppa

Atualização – 1/5/2011

Desde o lançamento do Kubuntu 11.04, meu vídeo quebrou. Eu fiquei muito triste, pois o Natty traz o KDE 4.6.2, que está muito mais rápido e estável que as versões anteriores, e infelizmente, depois de alguns dias de alegria, meus efeitos simplesmente pararam de funcionar – nem mesmo o glxgears rodava! Mesmo assim, não tive coragem para voltar para os drivers “padrão” do Kubuntu, e encontrei um ppa (indicado na própria página do xorg-edgers) que se diz “estável”. Ei-lo: ppa:ubuntu-x-swat/x-updates. Vou deixar esta nota aqui como um fallback. Quem tiver problemas com o xorg-edgers pode usar esse x-swat.

Deixe uma resposta

